Linha de separação


29 de abril de 2017

Uma Homenagem

O mais extenso arquivo da Gestapo sobre uma única vítima do Terceiro Reich contém cerca de 2.000 páginas.  Anita Prestes,  estudou os documentos libertados pelas autoridades de Moscovo sobre a sua mãe, Olga Benário, quando passam 75 anos de sua morte em um campo de concentração, em 1942.

  Anita Prestes,  nos primeiros dias de maio lança uma nova biografia sobre sua mãe. "Olga Benário Prestes — Uma Comunista Nos Arquivos da Gestapo", é o nome do livro que revela detalhes do processo de 2.000 páginas que resultou na execução da judia alemã e comunista, em uma câmara de gás dos nazistas em 1942, aos 34 anos de idade."Olga Benário Prestes foi minha mãe e a grande inspiração de toda minha vida. Luís Carlos Prestes, meu pai, também foi uma grande inspiração da minha vida. Antes de conhecê-lo pessoalmente aos nove anos de idade, eu já conhecia sua história, que me fora transmitida pela minha avó Leocádia Prestes e minha tia Lygia Prestes. Sempre fui muito ligada ao meu pai e à sua luta abnegada pela revolução no Brasil.
Na idade adulta tornei-me interlocutora de confiança do meu pai e cheguei a atuar como sua assessora nos últimos 15 anos da vida dele", conta a historiadora."Meu livro sobre minha mãe, a ser publicado em breve pela Editora Boitempo, está baseado em documentação inédita do Arquivo da Gestapo libertado ao público há dois anos. Nele haverá muitas informações até agora desconhecidas .Sputnik

Sem comentários: